clique na imagem para saber mais...
30 de jun. de 2009
Congresso Latinoamericano e Caribenho de Arte/Educação
21 de jun. de 2009
7 passos para estagiar no Sesc Pompéia - um relato
1º - Recebi email do grupo alunosunicastelo enviado pelo Prof. Matheus informando a possibilidade de estagiar no Sesc enviando currículo. (na verdade dica do prof. Paulo Trevisan)
2º - Após o envio deste currículo recebi ligação no celular para marcar entrevista que ocorreu na semana seguinte.
3º - Formando grupos com cerca de quinze candidatos cada, participamos de uma dinâmica onde cada um respondia uma pergunta elaborada pelas entrevistadoras: Marcela Tiboni (arte-educadora) e outra funcionária do Sesc.
4º - Após alguns dias recebemos por email os resultados se fomos selecionados ou não.
5º - Participamos durante quinze dias de um treinamento abordando assuntos relacionados às instalações da exposição, os artistas participantes e suas obras, e outros artistas contemporâneos. Nosso relacionamento com os colegas foi bem produtivo, muita troca de informações, tudo muito bom. Alguns já tinham experiências em outras exposições, e outros não (como eu), mas apresentavam bastante conhecimento das exposições que ocorriam em São Paulo. Nossa “chefe”, Marcela Tibonni é muito competente, carismática e dedicada, aprendi a admirar essa artista que é do bem (até em seu ateliê nós fomos).
6º - No dia 15.5.09 inicio a exposição arte para crianças. Todos apreensivos, nervosos, com alguns artistas da exposição presentes, enfim correu tudo bem.
7º - Nossa rotina, não é cansativa, pois de hora em hora estamos em uma instalação diferente. E apesar de não “gostar muito de ficar nesta que irei mencionar”, eu gosto muito do trabalho de Emanuel Nassar.
Não gosto muito de ficar nesta porque é paixão nacional o futebol, e a maioria dos visitantes não estão preparados para um olhar artístico sobre o tema, e precisamos abordá-los de maneira a preparar as leituras diversas desta obra. Mas a sua composição é de surpreender, nós monitores colhemos muitas leituras do público, e a cada dia aparece algo diferente que esta obra pode falar para nós. Não é a mais “bela”, mas é uma das que mais fala conosco.
O relacionamento com nossos colegas é muito bom, todos no mesmo barco.Alguns artistas globais passaram por lá, e tratamos a todos da mesma maneira embora fiquemos encantados com alguns.
Estar em uma monitoria de artes, é estar por dentro dos acontecimentos que estão ocorrendo todos os dias em São Paulo, é ter companhia e conhecer gente do meio. É saber mais dos nossos jovens artistas e as tendências de novas produções.
Valeu, obrigada Matheus pela força que sempre você nos dá trazendo informações preciosas.
15 de jun. de 2009
Novidade no BLOG
O primeiro a se arriscar foi o Rogério do 5º sem. B - matutino. Espero que mais gente tope a empreitada.
Envie sua postagem para: matheusgiavarotti@gmail.com, que rapidinho eu posto ela aqui no BLOG. Damos preferência a resenhas de exposições, mas outros assuntos também valem.
no aguardo, prof. Matheus Giavarotti
Exposição: Mulheres do Planeta - Titouan Lamazou
A exposição da vez é de um francês cujo nome é Titouan Lamazou. Fotografias, pinturas, desenhos e vídeos de mulheres do mundo todo em seus respectivos contextos, inclusive brasileiras como a imortal Dercy Gonçalves. São mais de duzentas mulheres retratadas, entrevistadas e filmadas por ele. Enfatizando que são mulheres contemporâneas de diferentes etnias, profissões e idades. Nós particularmente adoramos esta exposição e permanecemos no local por volta de quatro horas caminhando, fotografando [sim, liberaram câmera fotográfica] e se deslumbrando com tudo o que víamos.
Tivemos a sorte de sermos convidados para ver uma peça de teatro muito interessante que rolou no ultimo piso. Era uma peça com música, poesia e performance de ótima qualidade que foi apresentada num espaço organizado no piso onde estavam as fotografias e desenhos de nu artístico. O nome do local era Cheztitouan. Um espaço do tipo arena com os espectadores em volta e o palco ao meio. A peça era muito bem elaborada com performance de três atrizes jovens e competentes, violão e iluminação. Tratavam de poesias como de Arnaldo Antunes com performance de nu artístico bem profissional. Fiquei perplexo contemplando a peça. Demos uma paradinha no Niemeyer Bar que se localiza no piso do meio para nos refrescarmos. O bar é muito moderno com um enorme neon vermelho que descreve uma mulher nua deitada. Adorei. Depois de contemplar todas as obras , algumas com mais atenção do que outras, fomos embora satisfeitos ao extremo com tamanha excentricidade que encontramos em todos os trabalhos deste fenomenal artista nesta fabulosa exposição.
Recomendo muito que todos contemplem esta maravilhosa exposição !!! Vale muito a pena !!!
Serviço:
O Que: Mulheres do Planeta
Quando:Ter 12 a Dom 17/05 das 10:00 às 20:00 - 12/05 à 05/07
Quanto: R$ 11 / R$ 5,5/ às terças-feiras, Catraca Livre
Onde: OCA - parque do Ibirapuera
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n,
Portão 3. Tel. (11) 4003-2245
Obs: Estudantes pagam meia-entrada.
"Em todo o mundo, as mulheres se renovaram. Lutam por seus direitos, trabalham, cuidam da casa e das crianças. Já os homens não mudaram muito , gostam mais de assistir à TV" [Titouan Lamazou]
Abraço !!!
★Smoke One★ - aluno do 5º sem. B