21 de jun. de 2009

7 passos para estagiar no Sesc Pompéia - um relato

Aluna do 5º sem. B, Luciana Quedas está estagiando no SESC Pompéia e topou contar como foi esse processo, da seleção até o dia-a-dia do trabalho. Obrigado Luciana pela generosidade. Segue seu texto:

1º - Recebi email do grupo alunosunicastelo enviado pelo Prof. Matheus informando a possibilidade de estagiar no Sesc enviando currículo. (na verdade dica do prof. Paulo Trevisan)

2º - Após o envio deste currículo recebi ligação no celular para marcar entrevista que ocorreu na semana seguinte.

3º - Formando grupos com cerca de quinze candidatos cada, participamos de uma dinâmica onde cada um respondia uma pergunta elaborada pelas entrevistadoras: Marcela Tiboni (arte-educadora) e outra funcionária do Sesc.

4º - Após alguns dias recebemos por email os resultados se fomos selecionados ou não.

5º - Participamos durante quinze dias de um treinamento abordando assuntos relacionados às instalações da exposição, os artistas participantes e suas obras, e outros artistas contemporâneos. Nosso relacionamento com os colegas foi bem produtivo, muita troca de informações, tudo muito bom. Alguns já tinham experiências em outras exposições, e outros não (como eu), mas apresentavam bastante conhecimento das exposições que ocorriam em São Paulo. Nossa “chefe”, Marcela Tibonni é muito competente, carismática e dedicada, aprendi a admirar essa artista que é do bem (até em seu ateliê nós fomos).

6º - No dia 15.5.09 inicio a exposição arte para crianças. Todos apreensivos, nervosos, com alguns artistas da exposição presentes, enfim correu tudo bem.

7º - Nossa rotina, não é cansativa, pois de hora em hora estamos em uma instalação diferente. E apesar de não “gostar muito de ficar nesta que irei mencionar”, eu gosto muito do trabalho de Emanuel Nassar.

Não gosto muito de ficar nesta porque é paixão nacional o futebol, e a maioria dos visitantes não estão preparados para um olhar artístico sobre o tema, e precisamos abordá-los de maneira a preparar as leituras diversas desta obra. Mas a sua composição é de surpreender, nós monitores colhemos muitas leituras do público, e a cada dia aparece algo diferente que esta obra pode falar para nós. Não é a mais “bela”, mas é uma das que mais fala conosco.

O relacionamento com nossos colegas é muito bom, todos no mesmo barco.Alguns artistas globais passaram por lá, e tratamos a todos da mesma maneira embora fiquemos encantados com alguns.

Estar em uma monitoria de artes, é estar por dentro dos acontecimentos que estão ocorrendo todos os dias em São Paulo, é ter companhia e conhecer gente do meio. É saber mais dos nossos jovens artistas e as tendências de novas produções.

Valeu, obrigada Matheus pela força que sempre você nos dá trazendo informações preciosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário